Em alusão ao Dia do Consumidor, comemorado nesta quarta-feira (15), o Procon Assembleia realizou duas ações simultâneas, das 18h às 20h, nos shoppings Roraima Garden e Pátio Roraima, localizados nas zonas Leste e Oeste de Boa Vista, respectivamente. E para marcar a data lançou, oficialmente, um adesivo QR Code, que foi fixado nas lojas dos shoppings, com informações sobre o Código de Defesa do Consumidor (CDC).
O QR Code, que pode ser acessado por meio da câmera de celular, permite mais acessibilidade ao consumidor para conferir os direitos previstos na Lei 8.078/1990.
“Para comemorar esse dia, além da Semana do Consumidor, com várias ações para conscientizar o consumidor e fornecedor sobre direitos e deveres, lançamos o QR Code, que será distribuído em todos os estabelecimentos comerciais, juntamente com nosso adesivo”, disse Mileide Sobral, diretora do Procon Assembleia.
A camareira Cristiane Pinheiro aprovou a novidade. “É muito bom a gente saber o que está comprando, o que pode estar errado nesta negociação, se a gente está sendo beneficiado ou somente a loja. Alguns direitos eu já conheço, outros não. Nunca precisei dos serviços do Procon Assembleia, mas se um dia eu precisar, com certeza buscarei orientação e auxílio”, afirmou.
Para a assistente social Talissa Caprioli, ações que levem informação acerca dos direitos e deveres nas relações consumeristas são sempre válidas, porque muitas pessoas ainda desconhecem o conteúdo do Código de Defesa do Consumidor. Ela afirma que, ao perceber que está sendo ao negociar um serviço ou adquirir um produto, busca resolver a situação de forma pacífica, com base na lei.
“Tenho conhecimento do que está previsto no CDC, com relação aos meus direitos e deveres, enquanto consumidora. Acho que numa boa conversa a gente consegue resolver o problema. A gente faz essa tentativa, mas se não conseguir, então busca-se o Procon”, enfatizou.
O atendente de Farmácia Antonio Francisco Carvalho Xavier também enfatizou a importância de ações educativas. “Muita gente ainda não conhece seus direitos. Eu conheço alguns direitos, mas não são todos. Lá onde eu trabalho a gente tem um Código de Defesa do Consumidor”, contou, ao detalhar que o livro está à disposição para auxiliar, tanto o cliente quanto o fornecedor.
A diretora do Procon Assembleia destacou que o aumento anual no número de atendimentos junto ao órgão de defesa do Poder Legislativo é resultado da conscientização acerca das relações consumeristas. “Tudo é fruto do trabalho de divulgação sobre os direitos e a ativa defesa do consumidor feita pelo Procon Assembleia. Em todas as nossas ações incentivamos os consumidores a denunciarem o que os incomoda. O consumidor que se sentir lesado nos procure, temos três canais de atendimento”, ressaltou Sobral.
Outras ações
Nesta quarta-feira as equipes do Procon Assembleia visitaram os supermercados da Capital, adesivaram esses estabelecimentos comerciais, panfletaram e conversaram com os clientes. A ação educativa tem como finalidade orientar os consumidores sobre os direitos deveres garantidos no CDC.
Enquanto os clientes compravam, recebiam panfletos e tiravam dúvidas sobre os direitos previstos em lei, funcionários participavam de uma palestra sobre o CDC e se informavam sobre registro e a diferenciação de preços, promoções, validade do produto, desistência da compra, política de trocas e troco, vendas casadas, entre outros assuntos.
Contato Procon Assembleia
Surgiu alguma dúvida sobre precificação, campanhas promocionais e/ou qualquer outra orientação relacionada à relação de consumo? O cidadão pode ser atendido presencialmente no Procon Assembleia, localizado no prédio da Superintendência de Programas Especiais, na avenida Ataíde Teive, 3510, bairro Buritis, das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira. Já o atendimento remoto é via WhatsApp (95) 98401-9465 e no site do Legislativo (al.rr.leg.br/procon/).
No site, o consumidor deve preencher os dados pessoais, realizar o cadastro e em seguida anexar os documentos solicitados como: RG, carteira de habilitação, comprovante de residência e as notas fiscais ou recibos relacionados ao produto comprado ou ao serviço contratado. Além de ser um canal para as demandas de consumo, a plataforma dispõe de pesquisas realizadas em estabelecimentos da capital do Estado, com comparativos de preços de produtos alimentícios, combustível, e materiais escolares.
Texto: Marilena Freitas
Fotos: Eduardo Andrade
SupCom ALE-RR